top of page

Atividades dinâmicas: Kahoot

Você ainda não conhece o potencial pedagógico do Kahoot? Então você está no lugar certo! Hoje vamos te ensinar de maneira simplificada a criar um quiz no Kahoot, utilizando diferentes recursos e com diferentes tipos de perguntas.

O Kahoot é um aplicativo disponível em versão Web ou para celulares Android e iOS, que permite a criação de questionários gamificados com perguntas dicotômicas ou em múltipla escolha. Com um sistema de pontuação e hanking, o professor pode aferir instantaneamente a quantidade de alunos que acertaram, ou não, determinada questão, possibilitando, desta forma, o estabelecimento de feedbacks imediatos do conteúdo estudado. Além disso, ainda é possível analisar o desempenho que cada estudante individualmente (ver Figura 1).

Figura 1: [...]



O Kahoot ainda possibilita que os quiz seja respondido coletivamente em grupos, promovendo habilidades como a colaboratividade, a comunicação, a cooperatividade para trabalhar em grupos e lidar com distintas opiniões para resolução de problemas. Potencializando o o exercício de habilidades requeridas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para “agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.” (BRASIL, 2017).

Além disso, o aplicativo oferece uma comunidade para os seus usuários, com quizz que já estão prontos e podem utilizados, duplicados e remixados[1] por professores e estudantes de todo o mundo (ver Figura 2). É importante destacar que, para modificar ou fazer um novo quizz, você precisa criar uma conta no site, entretanto, para os seus alunos responderem o seu quiz não é necessário a realização do cadastro, eles podem acessar os questionários através de um link ou um número de PIN compartilhado.

Figura 2: [...]



Dentro do contexto da educação remota que estamos inseridos atualmente, o aplicativo viabiliza a interação no quiz de maneira síncrona, durante as aulas ao vivo, ou assíncrona com uma data pré-estabelecida para a entrega. Os elementos de jogos que tornam esse quiz gamificado ainda favorece o engajamento dos nossos estudantes.

Chegou a hora de colocar a mão na massa!

Assista o nosso vídeo através do link: youtu.be/MBnlVzDXxO8 e veja como podemos colocar essa atividade em prática.

[1] Para Pretto (2017) a ação de remixar refere-se ao próprio ato de recriar a partir de materiais e informações pré-existentes disponíveis em rede. O autor ainda destaca a importância desta ação ser vista como um dos pilares de sustentação dos processos educacionais, para que os estudantes se tornem autores, autônomos e produtores de conteúdo em um “círculo virtuoso sem fim” (BONILLA; PRETTO, 2015 p. 500).


Referências Bibliográficas


BRASIL, Ministério da Educação. Base nacional comum curricular: educação é a base. 2017.

BONILLA, Maria Helena; PRETTO, Nelson De Luca. Política educativa e cultura digital: entre práticas escolares e práticas sociais. Perspectiva, v. 33, n. 2, p. 499-521, 2015. Disponível em: <http://twixar.me/v1x1>. Acessado em: 28 de Dez. 2019.

PRETTO, Nelson de Luca. Educações, culturas e hackers: escritos e reflexões. EDUFBA: Salvador, 2017.

157 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page